top of page
  • Foto do escritorMarcos Rodrigues

Meio Ambiente: do conceito à prática

Quando falamos em meio ambiente, a primeira coisa que nos vem a cabeça são árvores, rios, os passarinhos, os bichinhos, tudo relacionado com a natureza e com a selva. Ou talvez isso nas novas gerações pode não ser bem assim.


Acontece que na verdade, meio ambiente é a junção de elementos físicos, químicos, biológicos, sociais e que tem alguma contribuição de causa e efeito, diretos ou indiretos, sobre os seres vivos e as atividades humanas.

Portanto, não é só de árvores que estamos falando. Se você procurar no dicionário, vai ver que meio ambiente nada mais é do que o entorno ou condições nas quais uma pessoa, animal ou planta vivem ou operam. Mas na verdade, ele envolve todas as coisas com vida e sem vida que estão na face da terra.


Veja, só aqui já foram 3 conceitos diferentes, então para cada uma das grandes áreas do conhecimento, meio ambiente vai variar o seu conceito de acordo com o objetivo necessário. Mas uma coisa é certa, devemos protegê-lo para a nossa geração e para as gerações futuras.

No Brasil, nós temos a Política Nacional do Meio Ambiente, regida pela Lei Federal nº 6.938/1981, cujo objetivo é a preservação, melhoria e recuperação da qualidade ambiental propícia à vida, visando assegurar, no país condições ao desenvolvimento socioeconômico, aos interesses da segurança nacional e à proteção da dignidade da vida humana, desde que atendidos alguns princípios dispostos na Lei. Nela, ainda são descritas as funções e obrigações do Sistema Nacional do Meio Ambiente (SISNAMA) e do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) e também os instrumentos pelos quais a Política deverá ser exercida.


Por outro lado, todo ano é comemorado o dia mundial do meio ambiente, que ocorre no dia 05 de junho. E na semana respectiva desse dia, acontece a Semana Mundial do Meio Ambiental, cujo objetivo é conscientizar as pessoas sobre a importância de se conservar e preservar o meio ambiente.

Portanto, sabemos que para uma boa qualidade de vida, acima de tudo, temos que preservar o meio ambiente em que vivemos, e para isso, além da conscientização, temos instrumentos como Leis, programas, projetos, entre outros.


E você? Está fazendo sua parte para manter o meio ambiente com saúde e condições para receber as futuras gerações?


Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


bottom of page